falseNotíciasDetalhe da notícia

gostou?
terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Líder palestino Barghuti conclama a "resistência popular pacífica"

*por Notícias da Rua Judaica
30.01.2012


O líder palestino Marwan Barghuti, preso há cinco anos em Israel, voltou a defender na quarta-feira passada, em Jerusalém, a "resistência popular pacífica", ao mesmo tempo em que saudou as revoluções árabes.

"O conflito acabará quando terminar a ocupação, com Israel retirando-se totalmente, em obediência às fronteiras de 1967, e até que se estabeleça um Estado palestino", declarou Barghuti em hebraico, ante um tribunal israelense. "Conclamo o grande povo palestino à unidade, à coesão, a formar um governo de unidade nacional, dando continuidade à resistência popular e pacífica", destacou, desta vez em árabe, ao chegar ao tribunal de Jerusalém.


Barghuti também aproveitou esta rara aparição pública para enviar uma "saudação" aos protagonistas das revoluções na Tunísia, Líbia e Egito.


Barghuti foi detido em abril de 2002 pelo exército israelense em Ramallah e condenado, em junho de 2004, a cinco sentenças de prisão perpétua, pelo envolvimento em quatro atentados anti-israelenses nos quais morreram cinco pessoas. Alguns o consideram um possível sucessor do presidente palestino Mahmud Abbas. Nesta quarta-feira, ele compareceu à justiça como testemunha, depois de uma denúncia americana num tribunal civil contra a Autoridade Palestina. A denúncia "não é contra Barghuti". Por isso, "não vai dizer nada", disse seu advogado Elias Sabagh.

Fonte: NRJ

Comentários dos leitores

quer escrever o seu comentário?